O Encantador de Pássaros.
Cida Valadares
 
 

Historinha dedicada ao meu neto David.

 
 
 
Vivia no coração de uma floresta um casal de lavradores que amava e respeitava a natureza. Plantavam sem usar agrotóxicos para que os alimentos fossem mais saudáveis.Tudo transcorria muito bem, ano após ano.
 
Mais feliz este casal ficou quando Deus enviou-lhe um lindo filho, um menino que passou a ser a maior bênção na vida deste casal. Agora sim, agora é que as hortaliças, verduras, frutas, tudo tinha que ser mais cuidado, ainda, para alimentar bem a criança à qual deram o nome de David. E David foi crescendo, forte e saudável.
 
Um dia, houve uma queimada na floresta, ocasionada por pessoas que não respeitavam as leis e muito menos, a natureza. Grande extensão da floresta foi muito agredida e aquele casal sofreu muito com a terra que se ressentiu, perdeu seu adubo natural pois muitas árvores foram queimadas.
 
Já não era tão lindo o amanhecer. Onde estava o barulho do córrego que corria ao lado? Onde estava a revoada de pássaros, e a cantoria?
Onde foram parar as borboletas que pareciam flores de tão lindas?
Os grilos com seus cri-cris, as cigarras ciciando, os vagalumes clareando a noite escura, as formiguinhas... Onde?
 
Como David ficou triste pois, em seus passeios nas redondezas de sua casinha ficaram muito tristes e solitários.
 
Um dia, desolado, sentou-se sobre um pneu ao lado de uma geringonça abandonada, e ficou imitando o cantar dos pássaros. Logo, logo, um pássaro avizinhou. Como David ficou feliz!!! Continuou a imitá-los e a imitá-los tão bem, que os pássaros entenderam tudo que David estava sentindo.
 
David sentia saudades de vê-los, principalmente. Mais e mais pássaros foram se aproximando e a revoada se deu. David, pensativo, entendeu que havia conseguido se comunicar com os amigos, os passarinhos.
 
Por várias horas do dia e de tarde David ia àquele lugar sagrado e chamava seus amiguinhos.
 
Breve, espalhou-se por aquela zona rural que David era a criança a que passaram a chamar de Encantador de Pássaros.
 
Hoje, a floresta está quase toda recuperada. As flores, as borboletas, formiguinhas, vaga-lumes, as cigarras, abelhinhas e, principalmente, todos os pássaros voltaram.
 
Pela manhã, David acorda ouvindo seus amigos chamando-o. E ele, feliz da vida, já ajuda seus pais a cuidar dos pomares, hortas e de toda a região onde mora. David, o encantador de pássaros, é uma criança que sabe valorizar e respeitar a natureza.
 
E, você, meu amiguinho, com certeza também sabe e sabe que, respeitando a natureza estamos cuidando de nosso planeta.
 
Durante a ventania, muitas sementes são jogadas ao solo e, por isso, naturalmente, nascem, principalmente os dourados Alecrins,  as Damas da Noite, os Ipês que, à noite, trazem para o planeta os mais gostosos perfumes em gratidão  aos cuidados que recebem.
 
 
 
 
Amigos, vamos pensar um pouquinho sobre o que acabamos de ler?
Vocês sabem  que são agrotóxicos?
Sabem que, normalmente são usados no cultivo de hortaliças , legumes, frutas, etc?
Os agrotóxicos exercem o efeito de matar as pragas que atacam as plantações mas são prejudiciais à nossa saúde porque,  contem substâncias nocivas que causam, principalmente muitas alergias. É por isso que, com certeza a mamãe higieniza bem os alimentos antes de utilizá-los.

 

 

Agora, algumas palavrinhas para que me apontem sinônimos, ok?

 

saudáveis

transcorriam

entenderam

Ventania.

 

Até mais, amiguinhos.

 

Beijos.

 
 
 
 
 

 

 

 

 
 

 
 
 
 
 
Créditos
Tela de Donald Zolan
Mask Goldy_13 modificada
Arte livre SoniaS