OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO
Maria José Zanini Tauil


 

OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO, livro mais famoso de Érico Veríssimo, de 1938, narra a história de um moço humilde que se forma médico. Graças a um casamento por interesse, ingressa na sociedade. Para isso, vira as costas para a família, para seus ideais humanitários e abandona a mulher que realmente ama. Esse livro é um convite à reflexão sobre os valores autênticos da vida.


Esse título não surgiu do nada. Faz parte de uma das mais belas passagens da Bíblia, no Sermão da Montanha:


“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”(...)


“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. “ Jesus Cristo em Mateus 6: 19-34


 



 


Colocar dinheiro na poupança é pecado? Separar uma reserva para a educação dos seus filhos é iniquidade? Algumas pessoas interpretam estas palavras assim. Outros defendem a distribuição igual de bens, terras e dinheiro, se for necessário até à força. Era isso que Jesus queria?

Precisamos lembrar que pessoas de posses, como Joana e Suzana, ajudaram Jesus (Lc 8:3); e a família de Lázaro o hospedou em sua casa. Outros homens e mulheres de bens como Cornélio, Lídia e Febe se converteram e evidentemente ajudaram a igreja do Senhor . Paulo não aconselhou os Cristãos ricos de Éfeso a venderem tudo que tinham, e sim a se tornarem ricos em boas obras (1 Tim 6:17-19).

O ponto de Jesus não é o afastamento dos bens, e sim, uma atitude para com eles que leve ao seu uso para o serviço Cristão. É como alguém observou, dinheiro pode comprar uma cama, mas não o sono; jóias, mas não a beleza; e uma casa, mas não um lar. Dinheiro consegue adquirir entretenimento, mas não a felicidade; religião, mas não a salvação; e um passaporte para todo lugar, menos o céu. O tesouro mais bem guardado na terra de fato nunca sairá daqui. Se é para o céu que um dia pretendemos ir, não devemos procurar acumular nosso tesouro lá?



 



COMO OS LÍRIOS DOS CAMPOS

Maria José Zanini Tauil




Plantei minha florzinha
e pedi ao meu Senhor:
“Manda chuvas brandas”
Ele mandou chuvas brandas


Pedi novamente:
“Manda o sol”
E o sol brilhou
tornando dourada
a nuvem chuvosa


Tornei a pedir:
“Manda a neve!
Ela vai robustecer
seus tecidos!”


Não sei porquê...
um dia, à noitinha,
a florzinha morreu!


Fiquei triste
e outra florzinha plantei
Nada pedi ao meu Deus


Hoje, vejo-a viçosa
Aprendi que ELE sabe
do que a plantinha precisa
bem mais que eu.


Agora, só peço assim:
“Senhor, manda, por favor,
o que ela necessita!
Que seja como os lírios
que nos campos
crescem...crescem
e só por ti
são cuidados!”


Muito mais
que os lírios,
Deus nos ama
Sem temor, descansemos
Deixemos que Ele decida
o que é melhor para nós


 


OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO (canto)
http://www.youtube.com/watch?v=4VkRiSD_qug


 

Imagem jpg
Wav: Ernesto Cortazar - Intimate
Arte e Formatação: JoiceGuimarães

 

 

 

Voltar