10 de junho
Dia da Língua Portuguesa

 

 

O Dia da Língua Portuguesa é comemorado no dia 10 de junho, uma homenagem a Luís de Camões, poeta português que faleceu no dia 10 de junho de 1580.

No dia 10 de junho, comemora-se o Dia da Língua Portuguesa. Esta ocasião serve para relembrar as grandes conquistas do idioma e os autores que revolucionaram a literatura. Mais de 235 milhões de pessoas falam português em todo o mundo, por isso a língua é tão importante e respeitada.
Nossa língua começou a ser usada em documentos escritos cerca do século IX d.C., e no século XV d.C., já tinha se tornado uma língua com uma rica literatura. Com mais de 240 milhões de falantes, sendo 200 milhões deles brasileiros, é o quinto idioma mais falado no mundo e usado na Internet, o mais falado no hemisfério sul, o terceiro mais falado no mundo ocidental e dos que usam o alfabeto latino.
É oficial em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, desde 13 de julho de 2007, na Guiné Equatorial, sendo também falado nos antigos territórios da Índia Portuguesa e em pequenas comunidades que faziam parte do Império Português na Ásia, como Malaca, na Malásia e na África Oriental como Zanzibar, na Tanzânia.
A data é importante porque marca não somente a comemoração da data, mas também a importância de toda uma cultura formada e miscigenada ao longo de mais de 2000 anos. Fortalecer a influência da língua é também fortalecer a influência de seus países falantes.
Conheça um pouco mais sobre a origem da Língua Portuguesa:

https://www.youtube.com/watch?v=EtBief6RK_I

 

 

 

Créditos
Tubes:
Dea Maia
Imagens jpeg - net

Edição e Arte final
Dea Maia

 

 

 

 

VOLTAR