Dante Alighieri
( 1265 - 1321 )
( retratado por Luca Signorelli - afresco na Capela de s. Brizio)

 

Nasceu em Florença, onde viveu a primeira parte da sua vida até ser injustamente exilado. O exílio foi ainda maior do que uma simples separação física de sua terra natal: foi abandonado por seus parentes. Apesar dessa condição, seu amor incondicional e capacidade visionária o transformaram no mais importante pensador de sua época.
 
Dante reabilitado:
Em julho de 2008, o Comitê Cultural de Florença revogou o exílio e concedeu a seus herdeiros, como forma de compensação a mais alta honraria da cidade, Il Fiorino D'Oro. A proposta, aprovada na câmara de vereadores da cidade, foi apresentada pelo vereador Enrico Bosi, do Partido Povo da Liberdade, tendo sido aprovada por apenas um voto acima do quórum mínimo, uma vez que recebeu oposição de muitos vereadores da esquerda, que a consideraram apenas uma forma de beneficiar o único herdeiro vivo de Dante, Peralvise Serego Alighieri, um produtor de vinho da região de Valpolicella.
 
Curiosidades:
Cientistas italianos da Universidade de Bologna recriaram a face de Dante. Crê-se que o modelo seja o mais próximo possível de sua verdadeira aparência. Seu retrato, feito por Botticelli, foi usado como base junto ao crânio.
Dante, como expoente da literatura universal foi utilizado como referência cultural e didáctica indispensável pela autora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen, que o utilizou como personagem no livro infanto-juvenil "O Cavaleiro da Dinamarca", onde é apresentado às jovens gerações como alguém que terá tido contacto com realidades transcendentes ou que, não as tendo tido, deixou, ainda assim, uma obra por si mesma transcendente.

 

Pensamentos de Dante
 
 
 
No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise.”
 
 
“Muito pouco ama, quem com palavras pode expressar quanto muito ama.”
 
 
 “Quem és tu que queres julgar, com vista que só alcança um palmo, coisas que estão a mil milhas?”
 

 “A justiça divina pesa em balanças diferentes os pecados dos homens dissimulados e os dos sinceros.”
 
 
 “Eu vi miríades de Anjos Alegres todos, asas abertas, diversos, cada um, no brilho e no aspecto.”
 
 
 “As leis existem, mas quem as aplica?”
 
 
 “Não deve o homem, pelo maior amigo, esquecer os favores recebidos do menor.”
 

 

Afresco de Andrea Castagno  

 

 

Dante   ( retrato atribuído a Giotto )

Casa de Dante em Florença 

Estátua de Dante em Florença

 

 

 

 

 

VOLTAR